• whatsapp
  • telefone
  • emiass
  • Facebook App Icon

Rua Edgard Werneck, 431 
Freguesia – Rio de Janeiro - RJ

Tel.: 21 3094-4144

© 2019 by Rede Franciscanas

Imagens e vetores: Acervo próprio e freepik.com

Todos os direitos reservados.

História

Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus

Tudo começou quando Rosália Carlota Laurence Riviere Dejean, uma jovem de 19 anos, que hesitante sobre o seu futuro recorre ao Cura D'ars, ou seja, São João Maria Vianey, homem inspirado por Deus, para orientá-la sobre seu futuro. Surpresa ouviu estas palavras: “Sereis religiosa um dia em vossa cidade natal”. Vendo nessas palavras a manifestação da vontade divina, ela se orientou desde então para os bens do alto, entregando-se de corpo e alma, às obras de evangelização e caridade.


Laurence nutria sua alma com a leitura da Sagrada Escritura e o culto à mãe de Deus, que escolheu como modelo.


Por esse tempo, o Cura da Catedral de São João, o Revmo. Cônego Bouisse e seu coadjutor Pe. Féliz Brunel projetaram fundar uma casa para recolher crianças vítimas do conflito entre católicos e protestantes e o serviço aos doentes a domicílio. Conhecendo Laurence e suas colaboradoras, expuseram a elas o seu duplo projeto. Vendo neste apelo “a hora de Deus”, deram o seu sim prontamente.

A obra foi crescendo e assim nasceu a Congregação das Religiosas da Pequena Família do Sagrado Coração de Jesus, a 03 de junho de 1864, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Alès, Sul da França. Laurence recebeu o nome de Madre Francisca do Sagrado Coração e sua colaboradora mais direta, Sophia Veillon, recebeu o nome de Madre Joana do Calvário.

 

Em 09 de junho de 1890, chegaram as primeiras Irmãs ao Brasil. Começaram a surgir muitas vocações brasileiras e a Congregação foi se expandindo cada vez mais.


A Congregação tornou-se brasileira e é conhecida como Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, presente em vários estados do país.