Buscar
  • Franciscanas SCJ

Fica conosco Senhor


Este é um pedido que emana do nosso coração que arde ao ter encontrado com o nosso Senhor Ressuscitado e que não quer perdê-lo, principalmente em meio a estes momentos de provação que estamos vivendo.


A liturgia de hoje nos fala por três vezes a palavra CAMINHO, é no caminho que encontramos com o Ressuscitado, e que caminho estamos fazendo? O que temos falado por este caminho? Estamos fazendo um caminho de busca de nosso interior, de paz e de encontro com o próximo? Um caminho de serviço, de esforços pelo bem comum?


É preciso recordar que “no início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá a vida um novo horizonte e, dessa forma, o rumo decisivo” (DCE, n. 1).


Os discípulos de Emaus eram discípulos desanimados, muitas vezes já encontramos com o Ressuscitado, mas se não CULTIVAMOS este ardor, corremos o risco de nos desencantar. É preciso sempre mais se enamorar e recordar que Ele está conosco todos os dias, “não só veio, mas vem e continuará vindo a cada dia para te convidar a CAMINHAR até um horizonte sempre novo” (CV n.125)


Até onde a gente não espera é onde Ele está. E está no silêncio ao nosso lado, para nos ouvir, ele não nos abandona! Caminha conosco, EMANUEL. Ele nos respeita, nos acolhe e também nos repreende, somos lentos, nos falta inteligência. Será que não está nos faltando fé? É preciso pedir!


Como nos diz nossa Madre Fundadora "tenhamos sobretudo uma fé viva, atuante, inabalável. A fé é um dom de Deus. É preciso pedi-la. Sim, desejo que o Divino Coração de Jesus lhe conceda esta grande graça: a graça de fazê-la ver... vejamos as coisas como devem ser vistas, não pelo seu lado terreno, mas pelo lado do Céu. Então, não haverá mais desânimo, então todos os ventos da tentação poderão soprar, porque permaneceremos inabaláveis!..."


O caminho mais comum de encontro com o Ressuscitado é no abandono, no cansaço. Mas não basta o encontro, Jesus nos abre as escrituras, é preciso ler também o Antigo Testamento, ele ja nos aponta para o Ressuscitado, vejamos também os sinais de Deus em nossa história.


Deixemos o nosso coração arder com o encontro da palavra, sejamos inflamados por este fogo que não pode apagar.


Abramos os nossos olhos para a realidade, para as necessidades dos nossos irmãos, daqueles que estão próximos à nós, vejamos os olhos irmãos.


E vamos, vamos anunciar este Cristo Ressuscitado e peçamos:

FICA CONOSCO SENHOR.


Texto baseado na homilia de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.

19 visualizações
  • whatsapp
  • telefone
  • emiass
  • Facebook App Icon

Rua Edgard Werneck, 431 
Freguesia – Rio de Janeiro - RJ

Tel.: 21 3094-4144

© 2019 by Rede Franciscanas

Imagens e vetores: Acervo próprio e freepik.com

Todos os direitos reservados.