Mês do Sagrado Coração de Jesus

Tudo pelo Sagrado Coração de Jesus

Mês do Sagrado Coração de Jesus

Por Madre Maria da Conceição

Religiosa Carmelita d'Oix

Tradução por Irmã Maria Olimpia

Primeiro dia

Deus é caridade e se revela pelo divino Coração de Jesus

O amor de Deus é eterno como ele. Tudo que Ele fez, fê-lo por amor. Mas, aí! O homem desconheceu-O, ultrajou-O a tal ponto que O obrigou a perdê-lo eternamente para salvar os direitos da sua justiça. Nenhuma vitima seria capaz de aplaca-lo. O detenho-me nesta consideração tão verdadeira, tão conhecida, tantas vezes explicada pelos autores ascéticos? Não. Mas devemos confundir-nos quando vemos a Divina Sabedoria empregar o único meio que lhe resta para expiar o pecado e para restabelecer, em sua primitiva beleza, o homem decaído. Este meio foi o de dar-nos por Redentor o próprio Filho de Deus. Sim, “Deus tanto amou os homens, que lhes deu seu Filho único.” Jesus se ofereceu como vítima, Ele disse: Eis-me. E por este primeiro ato, mostrou-nos seu coração com tudo que ele encerra de amor por nós. Jamais penetraremos a profundeza deste mistério, jamais nosso reconhecimento será bastante vivo para agradecer a nosso Deus um tal beneficio, nunca amaremos suficientemente um Deus que nos amou tanto no momento mesmo em que nossas ofensas e ingratidões provocaram suas eternas maldições. Será ainda pelo Coração de Jesus que aprenderemos a conhecer, amar e servir segundo a medida de nossa fraqueza, aquele cujo amor infinito merece todo o nosso coração.

Alma religiosa, o mais belo modelo vos é oferecido, contemplai-o á sombra do santuário, onde seu amor vos colocou. Estudai-o, e vereis o que Ele fez por vós. Parece que não lhe bastou resgatar-vos, foi preciso ainda atrair-vos a Si pelo laço tão intimo da vida religiosa, colocar-vos tão perto do seu coração que sentísseis as chamas desta fornalha de amor, de maneira a consumir em vós tudo que não é Ele. Mas, lembrai-vos do limo da nossa primeira origem. Que vosso principal estudo durante este mês seja o da humildade de Jesus, que é a única que merece esse nome. Toda a humildade que podemos adquirir não é senão uma justiça prestada a nossa miséria, uma confissão, sem a qual não podemos pretender o amor de Jesus, o qual se ocultou sob o véu de sua santa humildade para se entregar a nós e atrair-nos a Si.

O’ Jesus! Manso e humilde e coração, tornai o meu coração semelhante ao Vosso. Que desde hoje, eu renuncie a mim mesma, a minha própria estima e loucas pretensões, afim de obter, por vossa graça, este verdadeiro amor, que atrai vossos olhares e vosso coração, porque sois o único objeto. Ensinai-me a ser vossa sem partilha, e a imitar-vos tanto quanto é possível a uma criatura mortal.

Jesus manso e de humilde coração tornai meu coração semelhante ao vosso.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Edgard Werneck, 431 
Freguesia – Rio de Janeiro - RJ

Tel.: 21 3094-4144

© 2019 by Rede Franciscanas

Imagens e vetores: Acervo próprio e freepik.com

Todos os direitos reservados.