São Francisco de Assis e 123 de CFSA

São Francisco Filho de Pedro e Dona Pica Bernardone, nasceu entre 1181 e 1182 , na cidade de Assis, Itália. Seu pai era um rico e próspero comerciante. Foi batizado em Santa Maria Maior (antiga catedral de São Rufino) com o nome de João (Giovanni).


Cedo, o garoto Francisco aprendeu do pai a arte do comércio que manejava com inteligência e proveito. Era um jovem alegre, amante da música e das festas e, com muito dinheiro para gastar, tornou-se rapidamente um ídolo entre seus companheiros. Adorava banquetes, noitadas de diversão e cantar serenatas para as belas damas de sua cidade. Enfim, Francisco era o líder da juventude de sua cidade.


E ainda jovem na busca de fazer-se cavalheiro escutou o chamado do Senhor, assumindo gradualmente uma mudança radical de vida, procurando em tudo gozar da alegria do evangelho. E neste cultivo evangélico recebeu as santas chagas no dia 17 de setembro e faleceu no dia 3 de outubro.


Santo celebrado todo o mundo e com grande amor por toda a família Franciscana, com certeza não passa longe disso para nós, que além de celebrar o nosso Seráfico Pai, comemoramos os 123 anos do nosso primeiro Orfanato, hoje Colégio, no Brasil.


O Colégio Franciscano Santo Antônio, que atualmente está em Jacarepaguá no Rio de Janeiro, teve a fundação no ano de 1897, começou em uma casa alugada pelas irmãs próximo ao Asilo onde elas trabalhavam, e logo a casa se tornou pequena, sendo preciso buscar imóvel que atendesse ao número de meninas, o orfanato tinha por finalidade dar amparo e educação as órfãs pobres, preparando-as para a vida. Além de orfanato e externato, também acolheu as jovens formandas que buscavam viver a vida religiosa.


Com o trabalho nas oficinas de bordado, com as flores foi se arrecadando o dinheiro necessário para a compra do prédio na Rua Barão de Itapagipe. Como o prédio era muito antigo e infrutíferas as tentativas de conserto, a escassez de recursos levou as irmãs a venderem o prédio pra comprarem um terreno em Jacarepaguá, a decisão foi tomada em capitulo no ano de 1966.


Realizados os processos de venda e compra, a primeira pedra foi posta no dia 19 de março de 1981, festa de São José e no dia 28 de fevereiro de 1983 iniciaram as aulas no novo prédio, onde se encontra até os dias de hoje.

Para a comemoração foi realizado com as Irmãs e apoio da equipe um Drive Thru da Saudade´, para reduzir um pouco da distancia e da saudade de reencontrar com os alunos e professores.


Deixamos aqui nosso carinho e gratidão a todas as irmãs e colaboradores que passaram pela casa e contribuíram para a construção dessa história de amor.



Comemoração da Solenidade na Capela Santo Antonio - Rio de Janeiro


Drive Thru em Jacarepaguá

Drive Thru

São Francisco de Assis

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Rua Edgard Werneck, 431 
Freguesia – Rio de Janeiro - RJ

Tel.: 21 3094-4144

© 2019 by Rede Franciscanas

Imagens e vetores: Acervo próprio e freepik.com

Todos os direitos reservados.